Tecnologia em 2019: Quais são as tendências para este ano

Estamos a iniciar mais um ano e, tendo em conta o que temos visto nos últimos tempos, a tecnologia deverá, mais uma vez, dar um salto enorme durante 2019. A Tecnologia tem evoluído muito rapidamente e até nós temos dificuldade em acompanhar tudo o que vai acontecendo.

Na altura que está a ler este artigo, estará para começar, ou já começou mesmo, o primeiro grande evento do ano, a CES 2019, que se realiza em Las Vegas e é a primeira grande montra de tecnologia, onde deveremos perceber quais serão as grandes tendências. No entanto há inovações que, certamente, deverão acontecer durante 2019, sendo o principal a conectividade 5G.

Ainda há pouco tempo começamos a ter o 4G e demorou uma “eternidade” para estar disponível em grande parte do país, mas durante 2019 já deveremos ouvir falar muito do 5G. Aliás, há países que deverão começar a disponibilizar para os seus clientes ainda durante 2019, portanto este novo ano é o início do 5G, onde deveremos ver muitas fabricantes e operadoras a correr atrás para serem os primeiros a lançarem as suas opções no mercado.

Para Portugal, só em 2020 é que deverão chegar os primeiros planos 5G para o consumo, mas durante 2017 já vimos vários testes de operadores e a Vodafone realizou mesmo o primeiro teste de comunicações com um smartphone protótipo. Portanto, o 5G já está pronto.

O 5G também deverá proporcionar outras evoluções que precisam desta conectividade muito mais rápida, como por exemplo, os carros autónomos. Apesar dos diversos testes que já são efetuados para melhorar os carros que conduzem sozinhos, é necessário que os mesmos tenham informação em tempo real que só o 5G poderá oferecer com garantia.

Durante 2018 a inteligência artificial também foi uma grande aposta, principalmente no segmento mobile, e que deverá continuar a ter uma evolução enorme durante 2019. Para começar, deveremos ter os smartphones low-cost com inteligência artificial, mas será a um nível mais empresarial que deveremos verificar cada vez mais uso desta tecnologia.

O que deverá acontecer é o aumento do controlo por voz nos gadgets, nomeadamente assistentes pessoais com ecrãs, como a Google, o Facebook e a Amazon já lançaram no final de 2018. Portanto, a inteligência artificial deverá estar presente em cada vez mais dispositivos e gadgets.

A Realidade aumentada está a ser muito mais utilizada. A verdade é que já há alguns anos que esta inovação tem estado presente na nossa vida, nomeadamente nos smartphones, mas pode ser muito bem aproveitada. Então com a ajuda do 5G a realidade aumentada poderá acontecer ao vivo em qualquer parte do mundo. Imagine o que é podermos ser ajudados remotamente por alguém que com uns óculos de realidade aumentada consegue ver o mesmo que nós e, desta forma, ajudar-nos na reparação de alguma coisa. Imagine isto a um nível empresarial numa fábrica, por exemplo.

O ano de 2019 deverá, como normalmente acontecer, surpreender-nos em termos tecnológicos. Durante o CES 2019 deveremos até ver os primeiros smartphones dobráveis, sendo que no MWC 2019 deveremos mesmo ver o primeiro smartphones 5G a serem anunciados. Mas, sem dúvida, voltará a ser um excelente ano em relação à tecnologia.

Fonte: Mais Tecnologia

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s